ESCOLAS ASSOCIADAS UNESCO

O AE do Levante da Maia faz parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO


 
1.    O que significa?

– Estamos comprometidos em contribuir para a missão da UNESCO de construir a paz no mundo.
– Colocamos os valores e os objetivos da UNESCO em destaque na organização, nas políticas, nos programas, nas estruturas e nos projetos da nossa instituição.
Ensinamos e praticamos os direitos humanos e a dignidade humana, a igualdade de género, a cultura da paz e da não violência, a justiça e a democracia, o respeito pela diversidade e a solidariedade internacional.
Pertencemos a uma comunidade global de escolas que compartilham os mesmos valores. Partilhamos conhecimentos e experiências e desenvolvemos projetos comuns com dezenas de milhares de diretores, professores e estudantes em todo o mundo.

2. Quais são os benefícios?

– Pertencer a uma comunidade global de escolas que é reconhecida desde 1953 pelo seu papel na partilha e difusão de valores, na educação para a compreensão internacional e na inovação educativa.
– Mais oportunidades de aprendizagem para os nossos alunos e para os nossos professores.
– Acesso à orientação temática, conhecimentos especializados e recursos de ensino e aprendizagem da UNESCO.
– Oportunidades de participação em campanhas globais, celebrações e competições sobre as prioridades da UNESCO.
– Criação de contactos, colaborações e parcerias estreitas com as escolas participantes em mais de 180 países.
– Acesso à Plataforma online da RedePEA.
– Visibilidade para as nossas atividades através da Plataforma online, da rede social e do site da RedePEA e das publicações e relatórios da UNESCO.
– Autorização para usar o logotipo de “Membro das Escolas Associadas da UNESCO”.
– Acesso a oportunidades selecionadas para que os nossos professores e alunos participem online ou de forma presencial em conferências ou fóruns nacionais, regionais e internacionais.

3. Quais são as nossas obrigações?

Devemos defender os valores e os princípios da UNESCO, e:
a. apresentar um plano de trabalho anual ao coordenador nacional, com uma descrição dos resultados esperados;
b. enviar um relatório anual ao coordenador nacional, utilizando o modelo fornecido, até à data limite indicada;
c. participar, em cada ano letivo, em pelo menos um projeto, concurso ou campanha global ou regional proposto pela UNESCO, ou numa atividade nacional relacionada proposta pelo coordenador nacional;
d. celebrar, em cada ano letivo, pelo menos dois Dias Internacionais instituídos pelas Nações Unidas, que serão selecionados a partir do calendário da RedePEA na Plataforma online da RedePEA, com a participação de toda a comunidade escolar;
e. exibir sinalização externa da associação à RedePEA nas escolas, conforme instruído ou fornecido pelo coordenador nacional;
f. informar a nossa comunidade escolar sobre a adesão à RedePEA;
g. atualizar as nossas informações (dados de contato, estatísticas e atividades escolares) na Plataforma online da RedePEA pelo menos duas vezes por ano.

4. Como transformamos o nosso compromisso em ação?

– Envolvendo todosliderança, professores, funcionários, estudantes e famílias – nos esforços para tornar os ideais da UNESCO reais e tangíveis.
 
– Nomeando um ponto focal da escola para a RedePEA e garantindo que essa pessoa possui o conhecimento, as informações, o tempo e o apoio necessários para desempenhar esse papel.
 
– Procurando oferecer um ambiente de aprendizagem seguro, sustentável, não violento, inclusivo e eficaz para todos os nossos alunos.
 
– Enfatizando os quatro pilares da educação tal como definidos no relatório de 1996 da UNESCO “Educação: um tesouro a descobrir”: (i) Aprender a conhecer; (ii) Aprender a fazer; (iii) Aprender a ser; e (iv) Aprender a viver juntos.
 
Centrando a nossa açãonas três esferas temáticas da Rede de Escolas Associadas da UNESCO:
1. Cidadania global e uma cultura de paz e não-violência;
2. Desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis;
3. Aprendizagem intercultural e valorização da diversidade e património culturais.
 
– Interagindo e compartilhando asnossas experiências com o coordenador nacional, com outras escolas, nos âmbitos nacional e internacional, e com a nossa comunidade e diferentes parceiros, com o intuito de ampliar o impacto de nossas atividades.