
PROJETO CLIL – IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO BILINGUE, COM METODOLOGIA CLIL
7.º ANO DE ESCOLARIDADE
LICENSE TO CLIL
O Projeto Educativo do AE Levante da Maia identifica eixos prioritários para o cumprimento da missão da escola: a promoção da inclusão e sucesso educativo de todos e cada um, a promoção de uma cidadania responsável e participativa, a nível local, nacional, europeu e global e a promoção da inovação curricular e pedagógica. Visa prestar à comunidade um serviço educativo de qualidade, assegurar o direito a uma educação inclusiva, intercultural, centrada na igualdade de oportunidades de acesso e sucesso, valorizadora de percursos de aprendizagem diferenciados e flexíveis.
Como elemento importante do plano estratégico que visa responder a estes desafios, o AE Levante da Maia vai implementar, a partir de 2023.24, o ensino bilingue através da metodologia CLIL*, começando com duas turmas-piloto no sétimo ano. Nos anos letivos seguintes pretende-se o progressivo alargamento do projeto a todos os anos de escolaridade, dotando os alunos, os professores e a própria instituição de ferramentas que possibilitem uma estratégia de inovação pedagógica e a participação em projetos internacionais.
* CLIL (Content and Language Integrated Learning) é uma metodologia de ensino bilingue em que se lecionam conteúdos de diversas áreas disciplinares em Inglês.
Para desenvolver este projeto, foi apresentada uma candidatura Erasmus+, entretanto já aprovada, com três objetivos principais: a qualificação de professores em metodologia CLIL, a implementação do ensino bilingue, aplicando a metodologia CLIL e o desenvolvimento da dimensão europeia no processo educativo. O projeto visa enriquecer as competências comunicativas dos alunos e dos professores, melhorando a sua fluência na língua inglesa, aumentando o vocabulário relacionado com cada área temática, promovendo a diversidade linguística e cultural dentro da Europa e desenvolvendo o espírito de trabalho colaborativo para a construção de uma cidadania Europeia. Pretende motivar os alunos diversificando estratégias e metodologias e desenvolver o seu pensamento criativo e crítico, envolvendo-os em situações autênticas de comunicação e na resolução de problemas reais.
A metodologia CLIL compreende o ensino de diferentes conteúdos disciplinares recorrendo ao uso da língua estrangeira – Inglês. Através desta metodologia pretende-se promover nos alunos o gosto pela aprendizagem dos conteúdos curriculares das diferentes disciplinas através do uso da língua inglesa, desenvolvendo simultaneamente o seu desempenho na língua inglesa, e, também, nos diferentes conteúdos disciplinares. Neste mundo cada vez mais global e sem fronteiras, permite também fornecer aos alunos experiências e ferramentas fundamentais para o seu percurso escolar e para a sua futura vida profissional.
A aula CLIL reveste-se de estratégias de ensino diferenciadas e centradas no aluno, momentos de avaliação adequados e utilização de materiais enquadrados na metodologia CLIL englobando recursos digitais e de multimédia.
Após consulta da Associação de Pais e Encarregados de Educação e dos órgãos pedagógicos e de gestão do Agrupamento, foi tomada a opção de incluir, nesta primeira fase, as turmas A e B do sétimo ano. Desta forma, consegue-se alcançar um número mais abrangente e representativo de alunos.
No próximo ano letivo, para estas duas turmas, estão envolvidas no projeto 6 disciplinas: História, Matemática, Ciências Naturais, Físico-Química, Educação Musical e Educação Física. Nestas disciplinas, parte dos conteúdos serão lecionados em inglês, sempre com coadjuvação em aula de uma professora de inglês, que apoiará professores e alunos neste processo. A sequência destas aulas obedecerá a um plano específico de que os pais e encarregados de educação tomarão conhecimento.
Para qualquer dúvida ou esclarecimento, contactar a Direção do AE Levante Maia
direcao@aelevantemaia.pt


O programa Erasmus+ é um programa europeu que visa tornar possível que escolas de diferentes países trabalhem, desenvolvam e partilhem as melhores e mais inovadoras práticas e abordagens pedagógicas no campo da educação e juventude. É regulado por quatro principais prioridades que são a Inclusão, a Transformação Digital, o Ambiente e Combate às Alterações Climáticas e a Democracia na Vida democrática, Valores Comuns e Participação Ativa. Estas prioridades constituem o suporte para os temas que serão a desenvolvidos pelas escolas nas parcerias europeias. As mobilidades fazem parte da execução do projeto e são momentos de excelência onde os alunos de diferentes países se encontram e estabelecem partilhas.

O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus + da União Europeia. Tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
O eTwinning pretende promover, em professores e alunos, a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural que utiliza as TIC para desenvolver em conjunto atividades pedagógicas relevantes.
A nossa escola teve um primeiro projeto de dois anos 2018-2020, intitulado “Idioms for life” em parceria com a Polónia. Este projeto revelou-se de grande interesse e curiosidade para os alunos visível no seu desejo de constante participação nas actividades.
Presentemente, a escola está inserida num outro projeto eTwinning, intitulado Engliadora, que se distribui numa parceria entre oito escolas de três países diferentes: Portugal, Turquia e Jordânia. Neste projeto pretende-se desenvolver todas as competências da aprendizagem do Inglês utilizando como suporte as TIC.
A experiência obtida com a realização do projeto Erasmus+ “The Wise and Eco-Friendly Consumer”, bem como o projecto de eTwinning “Idioms for Life”, mostrou-nos quão bem os alunos reagem e aderem a este tipo de projetos. As portas abriram-se para uma nova perspetiva de dimensão internacional, onde são privilegiadas as interacções multilingues e multiculturais até então nunca experienciadas pelos nossos alunos. As experiências vividas ao longo dos dois anos de Erasmus + e 2 anos de eTwinning cimentaram memórias em toda a comunidade escolar, apuraram os sentidos dos alunos tornando-os conscientes do tamanho do mundo que os rodeia, do que é ser cidadão europeu. Em todas as suas interações, os alunos desenvolveram capacidades de saber ser, estar e agir com todos os intervenientes, principalmente, professores e colegas estrangeiros, saber pensar, saber falar em publico desenvolvendo as suas competências linguísticas em Inglês, bem como a sua autonomia e autoconfiança e, também, relativizar e zelar pelo bem-estar do outro.