ECO-ESCOLAS
O Projeto Eco-Escolas é um programa internacional que pretende encorajar o desenvolvimento de atividades visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido. Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.
O Projeto Eco-Escolas rege-se por uma metodologia de 7 passos:
1.º Conselho Eco-Escolas
– É constituído por alunos, docentes, pessoal não docente, pais/encarregados de educação e representantes da autarquia/junta de freguesia, podendo ser convidados, para a sua integração, outros elementos da comunidade escolar.
– É responsável, entre outras competências, por elaborar um Plano de Ação Anual, monitorizá-lo e implementá-lo.
2.º Auditoria Ambiental
– Tem por objetivo identificar os aspetos a melhorar no Agrupamento de Escolas.
3.º Plano de Ação
– Contempla, entre outros, as atividades a desenvolver ao longo do ano, abrangendo vários temas de trabalho: Resíduos, Água e Energia e ainda um outro tema do ano ou outros que a escola pretenda trabalhar.
4.º Monitorização e avaliação
– Análise do sucesso das atividades realizadas face a metas concretas.
5.º Integração Curricular
– As atividades podem ser integradas em várias disciplinas.
6.º Informar e envolver
– As ações podem envolver toda a comunidade.
7.º Eco-Código
– Consiste num conjunto de frases, ideias ou compromissos elaborados pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola.

CABIDE SUSTENTÁVEL
O vestuário tornou-se um produto do tipo consumir e descartar. Por quê? Atualmente, as cadeias de lojas mudam o repertório muito frequentemente, gerando um ciclo de produção constante que provoca importantes danos na natureza devido a, entre outros fatores: uso constante de pesticidas e
tinturas poluentes, consumo excessivo de água e energia, e emissão para a atmosfera de fumos contaminantes durante o transporte.
Podemos e devemos contribuir para diminuir este problema. Por este motivo, o nosso Agrupamento criou o ‘Cabide sustentável’ onde poderás deixar vestuário que não necessites e levares o vestuário que necessitares.
Junto ao PBX será feita a recolha inicial de vestuário doado. O ‘Cabide Sustentável’ vai funcionar todo o ano no polivalente.

DESAFIO CHEF POR UM DIA
Dieta mediterrânica é a melhor do mundo, diz site americano!
Este tipo de alimentação sem produtos processados ajudará a evitar doenças crónicas. `Por esse motivo, vence também as categorias de “Melhor Dieta Vegetal”, “Melhor dieta para a saúde do coração”, “Melhor dieta para a diabetes”, “Melhor dieta para alimentação saudável” e “Dieta mais fácil de seguir.’
Dieta Mediterrânica (Público)
Os alunos das turmas 9C e 9D, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e Programa Eco-Escolas (Tema: Alimentação Saudável e Sustentável), aderiram ao desafio “Chef por um dia” e elaboraram uma ementa de uma refeição completa, variada, equilibrada e sustentável (sopa, prato principal, sobremesa e bebida), tendo por base a dieta
mediterrânica e o número de porções que devemos ingerir, de cada grupo de alimentos, diariamente.
Com este desafio pretendeu-se também implementar o princípio da convivialidade à volta da mesa. Os alunos e respetivas famílias aderiram e muitas receitas deliciosas foram partilhadas!
Dieta Mediterrânica
Roda dos Alimentos
Os nossos “Chef por um dia” e suas famílias esmeraram-se. Espreitem este exemplo e inspirem-separa bons momentos à mesa!