OPE 2022 | A tua ideia vale 500€?

Orçamento Participativo das EscolasPropostas

Mais uma vez, a nossa escola irá mobilizar os alunos do 3º ciclo e ensino secundário, para a participação democrática ao serviço da recuperação de todos e da resiliência das suas escolas através do projeto Orçamento Participativo das Escolas (OPE). Com este projeto, os alunos poderão apresentar propostas, no valor de 500€, que relevem, nomeadamente, para inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão dos alunos mais vulneráveis tendo em vista a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletiva.

As propostas devem ser redigidas em documento próprio, facultado pel@ diretor@ de turma, subscritas individualmente ou em grupo (máximo 5 pessoas), apoiadas, pelo menos, por 5% dos estudantes com direito de voto (devem indicar o nome, número de estudante e assinatura) e entregues na secretaria da escola, até final do mês de fevereiro (podem também apresentá-las diretamente na página do OPE https://opescolas.pt/). Nos 10 dias úteis anteriores à votação, as propostas serão divulgadas e debatidas. No dia 24 de março (dia do estudante), proceder-se-á à votação. Os resultados da votação serão afixados até final do mês de março.

Para mais informação, pode consultar-se https://escolamais.dge.mec.pt/acoes-especificas/ope-inclui

Teresa Carvalho (Coordenadora OPE)


PROPOSTA VENCEDORA COM 277 VOTOS A FAVOR

A turma do 8.ºA, no âmbito do projeto “Orçamento Participativo de Escolas”, pretende melhorar as condições da Sala do Aluno.

A sala possui algum equipamento, mas entendemos que será essencial proceder a algumas transformações para tornar o espaço mais confortável. A sala poderia ser dividida em vários espaços, tais como área de convívio (com pufs e material reciclado), áreas de jogos (jogos de tabuleiro, matraquilhos, mesa de ping-pong e outros) e área de refeições (mesas, cadeiras, local onde colocar as lancheiras). Pretendemos pintar as paredes de branco, colocar pufs para maior conforto dos alunos assim como almofadar os bancos, já existentes, feitos de paletes; renovar a decoração da sala de forma a torná-la mais atrativa; pôr uma televisão mais adequada para os alunos que permanecem na sala para lanchar ou descansar; ter presente um relógio de parede para não se atrasar, reorganizar a sala, e, por fim, pôr uma nova placa, mais chamativa, a localizar a sala do aluno. Com isto, pretendemos uma maior adesão por parte dos alunos que poderão, também, apoiar os alunos com necessidades educativas especiais, para que se sintam mais à vontade, com maior conforto. Achamos que depois destas alterações/renovações, os alunos irão gostar mais da sala, divertindo-se nesta sala, passando a ser tratada como uma sala de convívio.

Queríamos, também, mencionar que todo este trabalho será realizado pelos alunos do 8.ºA que está a participar neste projeto e representados pelos cinco elementos referidos antes. Caso a nossa proposta não seja aceite, iremos pedir uma reunião com a direção da escola para pedir apoio e transformar, dentro das dificuldades previstas, a sala mais confortável.

A turma do 8.ºA